Equipa Companhia Nó de Teatro
Equipa Companhia Nó de Teatro

SOBRE NÓ(s)_

A Nó de Teatro é uma companhia de teatro profissional, fundada em 2024 e sediada em Ovar, com a missão de tornar o teatro acessível a todos. Comprometida com a descentralização e democratização das artes cénicas, acredita firmemente no poder transformador do teatro como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento social e cultural.

Dedicada a criar experiências educativas e inclusivas, a companhia também se concentra na adaptação de obras literárias das metas curriculares em espetáculos que não apenas despertam o interesse pela literatura e pelo teatro, mas que enriquecem a compreensão dos textos quando representados no palco. Esta abordagem visa complementar a educação formal, oferecendo aos jovens espectadores uma nova perspetiva sobre as obras que estudam.

Com o objetivo de levar o teatro a comunidades de norte a sul do país, muitas vezes fora do circuito teatral tradicional, a Nó de Teatro também apresenta os seus projetos em espaços não convencionais, assumindo integralmente a responsabilidade por toda a estrutura necessária à sua realização. Desta forma, facilita a circulação das suas produções, garantindo que o teatro chegue a todos, independentemente da localização geográfica.

MISSÃO

Levar o teatro a todos os grupos sociais, tornando-o acessível e inclusivo. Através da adaptação de obras literárias e da criação de experiências artísticas, buscamos complementar a educação formal e despertar o interesse pela arte dramática, promovendo a reflexão e a transformação social.

Acessibilidade: acreditamos que o teatro deve ser uma experiência para todos, independentemente da origem ou localização. | Educação: comprometemo-nos a complementar a educação formal através de experiências artísticas que estimulem a curiosidade e o aprendizado. | Criatividade: valorizamos a inovação e a criatividade em todas as nossas produções, buscando constantemente novas formas de contar histórias e conectar com o público.

VALORES

VISÃO

Ser uma referência no panorama cultural, reconhecida pela sua capacidade de interligar diferentes públicos e gerações através do teatro. Aspiramos a um futuro onde a arte dramática seja uma ferramenta essencial de educação e transformação, enriquecendo a vida de todos os cidadãos e fortalecendo os laços sociais.

EQUIPA_

Tânia Catarino Nó de Teatro
Tânia Catarino Nó de Teatro
Marco Paiva Nó de Teatro
Marco Paiva Nó de Teatro
TÂNIA CATARINO
MARCO PAIVA
Jaqueline Figueiredo Nó de Teatro
Jaqueline Figueiredo Nó de Teatro
JAQUELINE FIGUEIREDO

Natural de Ovar, terminou a licenciatura na Escola Superior de Educação de Viseu em 2015 e desde então trabalhou principalmente em teatro e cinema. Participou no FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, integrou o elenco dos espetáculos “Oxalá não demore muito ao céu cair para abraçar o fogo que nos consome“ (direção artística de Jorge Fraga), “Pitch Perfect – Harmonia Perfeita”, “Sentir a Terra” (Sonhos Violeta) e “Teatro de Fachada (Palcos Livres)” em Viseu, e em cinema participou em “Amor Impossível” (filme de António Pedro Vasconcelos) e "A dor que ontem deixou” (SHORTMEDIA - Festival de Curtas). Esteve nos últimos 5 anos a colaborar com a companhia Atrapalharte e a Companhia Teatro à Solta, onde trabalhou principalmente teatro pedagógico para bebés e crianças do 1o ciclo.

Atriz e Formadora

Ator e Formador

Atriz, Produtora Cultural e Designer

Natural de Cinfães. Licenciado em Animação Cultural pela Escola Superior de Educação de Viseu em 2015. Participou na 5.a Mostra de Teatro Universitário de Aveiro, com a peça “Oxalá não demore muito ao céu cair para abraçar o fogo que nos consome” pelo Teatro da Academia de Viseu. E ainda em vários projetos de performance teatral nos Jardins Efémeros, sob a direção de Jorge Fraga. Integrou a Banda Marcial de Nespereira no naipe de clarinete Sib (2004-17). Obteve ainda formação na Academia de Música de Castelo Paiva. Mais tarde, lecionou nas áreas de Expressão Plástica, Dramática e Musical pela Associação Semear Talentos e integrou o elenco da companhia Teatro à Solta. Mais recentemente integrou os projetos "As Cortes" e "Martírio e Paixão" pela ACAL-Associação Cultural, ambos sob direção de Jorge Fraga.

Como produtora cultural, é pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac São Paulo (2023) e licenciada em Produção Cultural pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, com ampla atuação na gestão/produção de projetos. Em teatro, possui formação em interpretação, processos criativos e prática de montagem através da Escola Nu Espaço (RJ). No Brasil, de onde é natural, trabalhou nas produções “Nômades” (Festival Ovárias - Lapa/RJ); “Livros nas Praças” (Ônibus-biblioteca que percorreu as favelas do Rio de Janeiro); “Chapeuzinho Vermelho” e apresentou o Festival Canta IFRJ (Copacabana/RJ). Em Portugal, integrou a equipa da Krisálida como produtora cultural e esteve em cena em espetáculos ligados às Companhias: Atrapalharte, Quinto Palco, Teatro à Solta e Krisálida.