SOBRE NÓ(s)_
A Nó de Teatro é uma companhia de teatro profissional, fundada em 2024 e sediada em Ovar, com a missão de tornar o teatro acessível a todos. Comprometida com a descentralização e democratização das artes cénicas, acredita firmemente no poder transformador do teatro como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento social e cultural.
Dedicada a criar experiências educativas e inclusivas, a companhia também se concentra na adaptação de obras literárias das metas curriculares em espetáculos que não apenas despertam o interesse pela literatura e pelo teatro, mas que enriquecem a compreensão dos textos quando representados no palco. Esta abordagem visa complementar a educação formal, oferecendo aos jovens espectadores uma nova perspetiva sobre as obras que estudam.
Com o objetivo de levar o teatro a comunidades de norte a sul do país, muitas vezes fora do circuito teatral tradicional, a Nó de Teatro também apresenta os seus projetos em espaços não convencionais, assumindo integralmente a responsabilidade por toda a estrutura necessária à sua realização. Desta forma, facilita a circulação das suas produções, garantindo que o teatro chegue a todos, independentemente da localização geográfica.
MISSÃO
Levar o teatro a todos os grupos sociais, tornando-o acessível e inclusivo. Através da adaptação de obras literárias e da criação de experiências artísticas, buscamos complementar a educação formal e despertar o interesse pela arte dramática, promovendo a reflexão e a transformação social.
Acessibilidade: acreditamos que o teatro deve ser uma experiência para todos, independentemente da origem ou localização. | Educação: comprometemo-nos a complementar a educação formal através de experiências artísticas que estimulem a curiosidade e o aprendizado. | Criatividade: valorizamos a inovação e a criatividade em todas as nossas produções, buscando constantemente novas formas de contar histórias e conectar com o público.
VALORES
VISÃO
Ser uma referência no panorama cultural, reconhecida pela sua capacidade de interligar diferentes públicos e gerações através do teatro. Aspiramos a um futuro onde a arte dramática seja uma ferramenta essencial de educação e transformação, enriquecendo a vida de todos os cidadãos e fortalecendo os laços sociais.
EQUIPA_
TÂNIA CATARINO
MARCO PAIVA
JAQUELINE FIGUEIREDO
Natural de Ovar, terminou a licenciatura na Escola Superior de Educação de Viseu em 2015 e desde então trabalhou principalmente em teatro e cinema. Participou no FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, integrou o elenco dos espetáculos “Oxalá não demore muito ao céu cair para abraçar o fogo que nos consome“ (direção artística de Jorge Fraga), “Pitch Perfect – Harmonia Perfeita”, “Sentir a Terra” (Sonhos Violeta) e “Teatro de Fachada (Palcos Livres)” em Viseu, e em cinema participou em “Amor Impossível” (filme de António Pedro Vasconcelos) e "A dor que ontem deixou” (SHORTMEDIA - Festival de Curtas). Esteve nos últimos 5 anos a colaborar com a companhia Atrapalharte e a Companhia Teatro à Solta, onde trabalhou principalmente teatro pedagógico para bebés e crianças do 1o ciclo.
Atriz e Formadora
Ator e Formador
Atriz, Produtora Cultural e Designer
Natural de Cinfães. Licenciado em Animação Cultural pela Escola Superior de Educação de Viseu em 2015. Participou na 5.a Mostra de Teatro Universitário de Aveiro, com a peça “Oxalá não demore muito ao céu cair para abraçar o fogo que nos consome” pelo Teatro da Academia de Viseu. E ainda em vários projetos de performance teatral nos Jardins Efémeros, sob a direção de Jorge Fraga. Integrou a Banda Marcial de Nespereira no naipe de clarinete Sib (2004-17). Obteve ainda formação na Academia de Música de Castelo Paiva. Mais tarde, lecionou nas áreas de Expressão Plástica, Dramática e Musical pela Associação Semear Talentos e integrou o elenco da companhia Teatro à Solta. Mais recentemente integrou os projetos "As Cortes" e "Martírio e Paixão" pela ACAL-Associação Cultural, ambos sob direção de Jorge Fraga.
Como produtora cultural, é pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac São Paulo (2023) e licenciada em Produção Cultural pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, com ampla atuação na gestão/produção de projetos. Em teatro, possui formação em interpretação, processos criativos e prática de montagem através da Escola Nu Espaço (RJ). No Brasil, de onde é natural, trabalhou nas produções “Nômades” (Festival Ovárias - Lapa/RJ); “Livros nas Praças” (Ônibus-biblioteca que percorreu as favelas do Rio de Janeiro); “Chapeuzinho Vermelho” e apresentou o Festival Canta IFRJ (Copacabana/RJ). Em Portugal, integrou a equipa da Krisálida como produtora cultural e esteve em cena em espetáculos ligados às Companhias: Atrapalharte, Quinto Palco, Teatro à Solta e Krisálida.